Hilos que nos conectan: Ximena Gonzales Eliçabe

hilos que nos conectan

Entrevista com Ximena Eliçabe

Em agosto de 2021, o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama comemorava um ano de existência. Convidamos cinco experientes potências femininas, mulheres que são museólogas, conservadoras, arqueólogas e que desempenham um papel importante para a preservação do patrimônio cultural latino-americano mundo afora.

No dia 12 de agosto, foi a vez da professora Ximena González Eliçabe. Ela conversou conosco sobre processos colaborativos entre desenhistas e artesãos que colaboraram para impulsionar o desenvolvimento em comunidades visando sua própria experiência em pequenas localidades na Argentina.

convite para participar do evento "hilos que nos conectan pelo Facebook do ICR Pachamama
Convite para assistir a transmissão da entrevista com professora Ximena Eliçabe

O bate-papo foi apresentado por nossa fundadora, Ana Carolina Delgado Vieira, e durou quase uma hora e meia. Transmitimos de forma gratuita e ao vivo pelo nosso Facebook https://www.facebook.com/ICRPachamama e gravamos para nossos alunos terem acesso ao conteúdo dessa maravilhosa entrevista. A primeira de uma série de quatro entrevistas.

Fiquem abaixo com o link da conversa e obrigado por acompanharem o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama

Professora Ana Carolina Delgado Vieira entrevista Professora Ximena Eliçabe

Related Articles

Hilos que nos conectan: Renata Peters

No dia 18 de agosto de 2021, nossa segunda convidada a Professora PHD em Museum Studies Renata Franco Peters conversou conosco sobre o Projeto de Arqueologia e Genocronologia de Olduvai, o OGAP (Olduvai Geochronology Archeology Project), na Garganta de Olduvain na Tanzânia, com o apoio do ERC (European Research Council). O projeto multidisciplinar busca escavar e estudar os sítios arqueológicos de Olduvai, onde foram encontrados materiais lítios e fósseis que documentam a história evolutiva dos seres humanos nos últimos dois milhões de anos.

Parceiros Pachamama

Somos a primeira plataforma virtual de estudos da América Latina voltada para os profissionais do patrimônio. Para atingir o nosso objetivo de fortalecer uma rede de diálogo entre estudantes e profissionais, contamos com diversos parceiros institucionais

Xilo… o quê?

O terror das coleções bibliográficas e documentais principalmente em papel, os insetos xilófagos são aqueles que tem como base de sua alimentação a celulose, cupins e brocas são os vilões dessa história. Esses são dois grandes agentes de deterioração de acervos e devem ser combatidos.

Conservação Preventiva de Obras de Arte: Tatiana Russo

O curso oferecido pelo Instituto Pachamama, ministrado por Tatiana, apresentará noções básicas de conservação preventiva em diferentes suportes, a partir dos materiais que compõem os objetos, com o objetivo de identificar fatores de risco e danos em obras e /ou coleções; diagnosticar obras e ambiente tendo em vista a salvaguarda de um acervo e realizar ações possíveis dentro de um acervo para preservá-lo.

Responses