Conservação Preventiva de Obras de Arte: Tatiana Russo

A Conservação Preventiva, também conhecida como conservação ambiental, é o ramo da Conservação dos Bens Culturais que analisa as condições do ambiente e os possíveis efeitos que o mesmo pode causar nos objetos, com o objetivo de propor melhores condições que facilitem as práticas de conservação.

Nesse sentido, os estudos de Conservação Preventiva são responsáveis por minimizar a deterioração dos objetos a partir da compreensão dos fatores de deterioração, utilizando métodos e conhecimentos científicos para eliminar ou adiar esses possíveis fatores.

Dessa forma, as práticas de conservação preventiva são essenciais em qualquer ambiente de exposição e reserva técnica. Esses estudos compreendem a análise de temperatura e umidade relativa, iluminação, biodeterioração, poluentes, transporte e manuseio, como também fatores mais específicos de determinados espaços. Por isso, é muito importante conhecer o espaço que se trabalha e em como ele pode afetar a sua coleção!

Pensando nessa questão, o Instituto Pachamama oferecerá o curso Conservação Preventiva de Obras de Artecom a professora Tatiana Russo dos Reis. A Professora Tatiana é graduada em Artes Plásticas, mestre em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e conservadora-restauradora sênior na Pinacoteca de São Paulo. Também completou sua formação no Institut National du Patrimoine, na França; no Getty Conservation Institute, nos Estados Unidos e em diversas outras instituições renomadas do Brasil e do exterior.

Em junho de 2020, Tatiana Russou conversou com Valeria Piccoli, curadora chefe da Pinacoteca de São Paulo sobre a exposição Esculturas no Parque da Luz, a conversa está disponível no Youtube:

O curso oferecido pelo Instituto Pachamama, ministrado por Tatiana, apresentará noções básicas de conservação preventiva em diferentes suportes, a partir dos materiais que compõem os objetos, com o objetivo de identificar fatores de risco e danos em obras e /ou coleções; diagnosticar obras e ambiente tendo em vista a salvaguarda de um acervo e realizar ações possíveis dentro de um acervo para preservá-lo.

Este curso é voltado para conservadores-restauradores e profissionais do patrimônio cultural. Consulte nossos canais de atendimento para reservar sua vaga e conhecer nossas condições especiais de pagamento!

Obrigada por acompanhar o Instituto Pachamama! 🔎🌡️⏳🚚⛈️🖌️

#somosicrpachamama #icrpachamama

Related Articles

Parceiros Pachamama

Somos a primeira plataforma virtual de estudos da América Latina voltada para os profissionais do patrimônio. Para atingir o nosso objetivo de fortalecer uma rede de diálogo entre estudantes e profissionais, contamos com diversos parceiros institucionais

Xilo… o quê?

O terror das coleções bibliográficas e documentais principalmente em papel, os insetos xilófagos são aqueles que tem como base de sua alimentação a celulose, cupins e brocas são os vilões dessa história. Esses são dois grandes agentes de deterioração de acervos e devem ser combatidos.

Hilos que nos conectan: Renata Peters

No dia 18 de agosto de 2021, nossa segunda convidada a Professora PHD em Museum Studies Renata Franco Peters conversou conosco sobre o Projeto de Arqueologia e Genocronologia de Olduvai, o OGAP (Olduvai Geochronology Archeology Project), na Garganta de Olduvain na Tanzânia, com o apoio do ERC (European Research Council). O projeto multidisciplinar busca escavar e estudar os sítios arqueológicos de Olduvai, onde foram encontrados materiais lítios e fósseis que documentam a história evolutiva dos seres humanos nos últimos dois milhões de anos.

Hilos que nos conectan: Ximena Gonzales Eliçabe

Entrevista com Ximena Eliçabe Em agosto de 2021, o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama comemorava um ano de existência. Convidamos cinco experientes potências femininas,…

Responses