Parceiros Pachamama

Olá! Sejam todos bem-vindos ao blog do Instituto Pachamama. Somos a primeira plataforma virtual de estudos da América Latina voltada para os profissionais do patrimônio. Para atingir o nosso objetivo de fortalecer uma rede de diálogo entre estudantes e profissionais, contamos com diversos parceiros institucionais:

ICOM Brasil – International Council of Museums Brasil

O Conselho Internacional de Museus é uma Organização não-governamental sem fins lucrativos que executa parte do programa para museus da UNESCO e participa do Conselho Econômico e Social da ONU. O Comitê Brasileiro do ICOM foi fundado em  09 de janeiro de 1948 e busca promover a interação entre os seus membros, possibilitando a presença de profissionais brasileiros em comitês internacionais para a preservação e promoção do patrimônio cultural.  

Benefícios para os associados do parceiro: 30% de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro: https://www.icom.org.br/  

ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual

A ABPA é uma associação de caráter cultural, que pretende contribuir para o desenvolvimento técnico, científico e cultural dos profissionais da preservação de audiovisual. A ABPA atua por meio de ações e iniciativas, como: encontros para debate dos temas, publicações relacionadas ao audiovisual e a institucionalização da formação profissional para atuar no campo. Assim, a finalidade da associação é conscientizar e promover o acesso do público ao patrimônio audiovisual. 

Benefícios para os associados do parceiro: 20% de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro: http://www.abpreservacaoaudiovisual.org

ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação

A ABCA é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de  promover ações em apoio à pesquisa, formação profissional, difusão e distribuição da animação nacional. A ABCA trabalha em conjunto com órgãos governamentais, sociedade civil e instituições que desenvolvam políticas públicas e oportunidades de trabalho e capacitação relacionadas ao mercado de animações no Brasil. Dentre suas atividades, pretende preservar e ampliar o acesso à memória da animação brasileira.  

Benefícios para os associados do parceiro: 20% de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro: https://www.abca.org.br/ 

CIJY – Coleção Ivani y Jorge Yunes

Ao longo de 50 anos, Ivani e Jorge Yunes criaram uma coleção incrível de cerca de 90.000 de pinturas, esculturas e objetos de arte provenientes dos 5 continentes, das mais diversas épocas e estilos. Esse gigante acervo está localizado na residência particular da família Yunes onde não está aberto ao público, mas é emprestado a várias exposições nacionais e internacionais.

ACORRS – Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul 
 

A Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), foi fundada em 08 de julho de 2003, para valorizar as práticas de conservação e restauração e amparar os profissionais da área que atuem no Rio Grande do Sul. É uma associação sem fins lucrativos, que tem como principais objetivos: promover meios adequados ao desenvolvimento das técnicas de conservação e restauro, amparar e defender os interesses gerais da classe e incentivar o aprimoramento técnico dos associados.  

Benefícios para os associados do parceiro: 20% de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro:  https://www.acor-rs.org.br/ 

APOYOnline –  Association for Heritage Preservation of the Americas (Estados Unidos)  

A APOYOnline é uma organização sem fins lucrativos que promove a comunicação e o desenvolvimento profissional no campo da preservação do patrimônio cultural nas Américas. Portanto, tem como objetivo difundir informações e normas de alto padrão para as comunidades latino-americanas em português e espanhol, apoiando suas atividades profissionais relacionadas ao patrimônio cultural.  

Benefícios para os associados do parceiro: USD 20,00 de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro: https://apoyonline.org/pt_BR/ 

AMAM – Alianza de Museos Autónomos y Mixtos (México) 
 

A AMAM foi fundada em 2019 e é uma organização sem fins lucrativos que busca fortalecer o papel cultural e turístico de museus privados e de financiamento misto localizados na Cidade do México. Suas principais propostas são: implementação de boas práticas e sustentabilidade dos seus projetos, participação em políticas públicas para a cidadania e a implementação de projetos sociais para grupos vulneráveis.  

Benefícios para os associados do parceiro: MXN 300,00 de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro: https://amam.org.mx/

ASINPPAC – Asociación Internacional para la Protección del Patrimonio Cultural (Argentina) 
 

A ASINPPAC é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão fortalecer a proteção do patrimônio artístico, histórico e cultural, enfrentando os diferentes desafios para a preservação. Para isso, conta com uma rede de membros dedicados ao patrimônio cultural, propiciando espaços de intercâmbio e formação. Além disso, busca incentivar o desenvolvimento de trabalhos relacionados ao registro, pesquisa e difusão do patrimônio cultural.  

Benefícios para os associados do parceiro:  ARS 2.000,00 de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro:https://asinppac.com/ 

PFM – Programa Fortalecimiento de Museos (Colômbia) 
 

O PFM é uma ação do Ministério da Cultura colombiano, por intermédio do Museo Nacional de Colombia, que busca tornar os espaços dos museus colombianos mais inclusivos e comprometidos com a sociedade. Dessa forma, o Programa se propõe a posicionar os museus do país como instituições comprometidas com a sociedade, favorecendo a socialização, construção de  cidadania por meio de ações educativas e a preservação do patrimônio e da memória. 

Benefícios para os associados do parceiro: 20% de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro: http://www.museoscolombianos.gov.co/fortalecimiento

AMMA – Asociación de Museólogos y Museógrafos de Andalucía (Espanha) 
 

A AMMA busca aproximar os profissionais do campo do patrimônio e tornar o campo patrimonial mais inclusivo e acessível aos grupos mais afastados dos cenários culturais. Seus projetos e atividades visam aprofundar o conteúdo das coleções, refletir sobre a função dos museus na sociedade e tornar os museus mais didáticos. Seus sócios e colaboradores possuem alta capacidade para desenvolver projetos de excelência e é uma associação aberta àqueles que querem aprender, participar e construir ações relacionadas ao patrimônio.  

Benefícios para os associados do parceiro: EUR 10,00  de desconto nos cursos do ICR Pachamama 

Link do parceiro:https://asoc-amma.org/inicio 

Se você é associado de algum de nossos parceiros, entre em contato para solicitar o seu cupom de desconto!  

#parceiros #benefícios #associados #preservação 

Related Articles

Xilo… o quê?

O terror das coleções bibliográficas e documentais principalmente em papel, os insetos xilófagos são aqueles que tem como base de sua alimentação a celulose, cupins e brocas são os vilões dessa história. Esses são dois grandes agentes de deterioração de acervos e devem ser combatidos.

Conservação Preventiva de Obras de Arte: Tatiana Russo

O curso oferecido pelo Instituto Pachamama, ministrado por Tatiana, apresentará noções básicas de conservação preventiva em diferentes suportes, a partir dos materiais que compõem os objetos, com o objetivo de identificar fatores de risco e danos em obras e /ou coleções; diagnosticar obras e ambiente tendo em vista a salvaguarda de um acervo e realizar ações possíveis dentro de um acervo para preservá-lo.

Hilos que nos conectan: Renata Peters

No dia 18 de agosto de 2021, nossa segunda convidada a Professora PHD em Museum Studies Renata Franco Peters conversou conosco sobre o Projeto de Arqueologia e Genocronologia de Olduvai, o OGAP (Olduvai Geochronology Archeology Project), na Garganta de Olduvain na Tanzânia, com o apoio do ERC (European Research Council). O projeto multidisciplinar busca escavar e estudar os sítios arqueológicos de Olduvai, onde foram encontrados materiais lítios e fósseis que documentam a história evolutiva dos seres humanos nos últimos dois milhões de anos.

Hilos que nos conectan: Ximena Gonzales Eliçabe

Entrevista com Ximena Eliçabe Em agosto de 2021, o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama comemorava um ano de existência. Convidamos cinco experientes potências femininas,…

Responses