Alerta! Contém Spoiler!

Durante as aulas de conservação e restauração de papel, você aprendeu sobre acondicionamentos e também a importância da limpeza dos ambientes de guarda, não lembra? Então vamos recapitular:

  • O pó não modifica apenas a estética dos documentos;
  • As pequenas partículas possuem ação cortante e abrasiva. A aderência do pó não é apenas superficial, mas também no interior da fibra;
  • O controle da qualidade do ar é essencial num programa de conservação de acervos;
  • Além da poeira ser um condicionante para o aparecimento de fungos quando não há climatização adequada.

Faça um teste, pegue um livro de sua estante e observe a cor nas partes superior e inferior. Geralmente a parte superior é mais escura devido ao depósito de poeira, fique atento!

Agora aquele momento que você lembra de como acondicionar os materiais, afinal após uma boa limpeza, devemos guardar nosso acervo da melhor maneira possível:

  • As medidas de caixas, envelopes ou pastas devem respeitar formatos padronizados, e devem ser sempre superiores às dos documentos que irão abrigar;
  • Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos;
  • No caso de caixas não confeccionados em cartão alcalino, recomenda-se o uso de invólucros internos de papel alcalino, para evitar o contato direto de documentos com materiais instáveis.

Existem vários modelos de caixas e envelopes, tudo depende do seu material.

Terminou a aula, ficou imaginando como seria incrível ter um local adequado de trabalho, poder colocar em prática o que foi aprendido, quis novas caixas, enfim, um pouco fora de nossa realidade, então para relaxar um pouco bora assistir uma série? Opa, começou Severance.

De acordo com a página AdoroCinema, em Severance cinco funcionários de uma empresa chamada Lumen aceitam participar de um procedimento experimental onde suas memórias pessoais e de trabalho são permanentemente separadas, era para relaxar, mas a série traz bons questionamentos.

Grande elenco, eis que em algum dos episódios (você terá que assistir), aparece o mestre Christopher Walken em um arquivo, simplesmente perfeito, limpo, organizado, caixas de acondicionamento ordenadas, igual ao mundo ideal que você viu nas aulas, o ator me desculpe, mas a beleza do arquivo roubou a cena.

A partir da ficção você se questiona: é possível um ambiente assim? Mal podemos comprar caixas de poliondas comuns, quanto mais uma bela caixa Solander, confeccionada com papelão rígido próprio para encadernação, com revestimento interno em Tyvec e externo em Museum Barrier Paper, nossa que sonho.

Talvez no momento não seja possível ter um arquivo igual ao que o personagem Burt D. trabalha, mas você aprendeu os conceitos, e o mais importante é saber atuar dentro de suas condições e fazer planejamento adequado para chegar o mais próximo do ideal, por enquanto trabalhe e sinta o prazer das imagens da série Severance, ainda não temos nossas memórias separadas, por isso no seu momento de lazer irá se lembrar das aulas e da sua atuação profissional. 

Quer aprender mais? Fique atento o ICR Pachamama sempre tem novos cursos!

#somostodospachamama #icrpachamama #acondicionamento #preservação #severance #arquivos

 

Referências:

CALLOL, Milagros Vaillant. Biodeterioração do patrimônio histórico documental: Alternativas para eliminação e controle. Rio de Janeiro: MAST/FCRB, 2013. Disponível em: http://www.mast.br/images/pdf/publicacoes_do_mast/livro_millagros_portugues.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.

CASSARES, Norma Cianflone. Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. Disponível em: https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf . Acesso em: 27 mar. 2022.

Site: https://www.adorocinema.com/series/serie-26062/temporada-37610/elenco/ . Acesso em: 27 mar. 2022.

Um gostinho da série!

Related Articles

Parceiros Pachamama

Somos a primeira plataforma virtual de estudos da América Latina voltada para os profissionais do patrimônio. Para atingir o nosso objetivo de fortalecer uma rede de diálogo entre estudantes e profissionais, contamos com diversos parceiros institucionais

Xilo… o quê?

O terror das coleções bibliográficas e documentais principalmente em papel, os insetos xilófagos são aqueles que tem como base de sua alimentação a celulose, cupins e brocas são os vilões dessa história. Esses são dois grandes agentes de deterioração de acervos e devem ser combatidos.

Conservação Preventiva de Obras de Arte: Tatiana Russo

O curso oferecido pelo Instituto Pachamama, ministrado por Tatiana, apresentará noções básicas de conservação preventiva em diferentes suportes, a partir dos materiais que compõem os objetos, com o objetivo de identificar fatores de risco e danos em obras e /ou coleções; diagnosticar obras e ambiente tendo em vista a salvaguarda de um acervo e realizar ações possíveis dentro de um acervo para preservá-lo.

Hilos que nos conectan: Ximena Gonzales Eliçabe

Entrevista com Ximena Eliçabe Em agosto de 2021, o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama comemorava um ano de existência. Convidamos cinco experientes potências femininas,…

Hilos que nos conectan: Renata Peters

No dia 18 de agosto de 2021, nossa segunda convidada a Professora PHD em Museum Studies Renata Franco Peters conversou conosco sobre o Projeto de Arqueologia e Genocronologia de Olduvai, o OGAP (Olduvai Geochronology Archeology Project), na Garganta de Olduvain na Tanzânia, com o apoio do ERC (European Research Council). O projeto multidisciplinar busca escavar e estudar os sítios arqueológicos de Olduvai, onde foram encontrados materiais lítios e fósseis que documentam a história evolutiva dos seres humanos nos últimos dois milhões de anos.

Responses