POLÍTICA DE PRIVACIDADE INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA. Por favor, leia esta Política de Privacidade e Proteção de Dados cuidadosamente para entender nossas práticas de tratamento dos seus dados pessoais. Esta Política se aplica a indivíduos que interagem com serviços do INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA., como os nossos ALUNOS. Esta Política explica como seus dados pessoais são coletados, usados e compartilhados. Ela também informa como você pode acessar e atualizar seus dados pessoais, e exercer os seus direitos relativos a eles. Esta política é baseada na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei n° 13.709 de 14 de agosto de 2018, e abrange nossas atividades de coleta de dados online e offline, compreendendo os dados pessoais coletados por meio de nossa plataforma online em https://escolapachamama.com.br/, e outros canais, incluindo website, aplicativos, redes sociais de terceiros, Serviço de Atendimento ao Consumidor, pontos de venda e eventos. Por favor, note que nós poderemos agregar dados pessoais de diferentes fontes (website, evento offline). Se você não nos fornecer os dados pessoais necessários (nós indicaremos quando for o caso, por exemplo, esclarecendo essa informação em nossos formulários de registro), nós talvez não possamos fornecer a você nossos serviços. Esta política pode ser alterada periodicamente, obedecendo a legislação em vigor, a fim de atender as necessidades e a critério do INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA. Esta Política fornece importantes informações sobre como tratamos os seus dados pessoais oferecendo informações sobre as fontes dos dados coletados, quais os dados coletados e a forma como os coletamos, como utilizamos seus dados pessoais, uso de cookies e tecnologias similares, com quem compartilhamos os dados, como armazenamos os dados, seus direitos referentes à privacidade, como mantemos seus dados pessoais seguros, formas de alteração de nossa política e informações de contato. Entende-se por dados pessoais todas as informações que permitem a sua identificação, como por exemplo, seu nome, CPF, e-mail, telefone, entre outros. Dados pessoais sensíveis são dados pessoais relacionados à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculados a você. Tratamento de dados pessoais significa qualquer operação, como a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração, realizada com dados pessoais. FONTES DE DADOS PESSOAIS Para construirmos e mantermos a nossa relação de confiança, é importante que você tenha ciência sobre como tratamos os seus dados pessoais, e, principalmente, sobre como e onde coletamos os seus dados. Seus dados podem ser coletados de diversas fontes, através de nossa plataforma online, operada pelo INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA., bem como em páginas comerciais que mantemos em redes sociais de terceiros, como o Facebook e o Google, e eventualmente, outros sites/aplicativos móveis ou landing Pages do instituto, e-mail, mensagens de texto e outras mensagens eletrônicas, formulários de registro offline, formulários impressos ou digitais, interações com anúncios, dados “criados” por nós, como, por exemplo, o seu registro de compras em nosso site, dados de outras fontes diversas, pesquisas de mercado, agregadores de dados de terceiros parceiros promocionais do instituto e fontes públicas. DADOS PESSOAIS COLETADOS E FORMA DE COLETA Dependendo da forma como você interage com o INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA., (online, offline, por telefone e etc.), nós coletamos vários tipos de informações sobre você. Informações pessoais de contato. Incluem qualquer informação que você nos fornece e que nos permite contatá-lo ou verificar seu cadastro, como seu nome completo, CPF, data de nascimento, sexo, endereço postal, e-mail, detalhes de redes sociais, número de telefone e etc. Informações de login de conta. Qualquer informação que seja necessária para lhe dar acesso ao seu perfil de conta específico, como nome de usuário, senha e/ou pergunta e resposta de segurança. Informações, demográficas e interesses. Qualquer informação que descreva seus dados demográficos ou suas características comportamentais, como idade ou faixa etária, localização geográfica (por exemplo CEP e endereço), bem como interesses em determinados cursos. Informações de consumo. Informações que nos permitem entender seu perfil de consumo, como por exemplo as transações realizadas em nossa plataforma online. Informações técnicas sobre o computador/dispositivo móvel. Qualquer informação sobre o sistema de computador ou outro dispositivo que você utiliza para acessar nosso site ou aplicativos, como o endereço IP, o tipo de sistema operacional e o tipo e a versão do navegador da web. Se você acessar um site ou aplicativo do INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA., usando um dispositivo móvel, como um smartphone, as informações coletadas também poderão incluir, o ID de dispositivo exclusivo de seu telefone, o ID de publicidade, a localização geográfica e outros dados similares do dispositivo móvel. Informações de utilização de sites/comunicação. Conforme você navega e interage com nosso site, nós utilizamos tecnologias de coleta automática de dados para coletar determinadas informações sobre as suas ações. Isso inclui informações, como, em quais links você clica, quais páginas ou conteúdos você visualiza e por quanto tempo, e outras informações e estatísticas semelhantes sobre suas interações, como tempo de resposta a conteúdo, erros de download e duração das visitas a determinadas páginas. Essas informações são capturadas por meio de tecnologias automatizadas, como Cookies (Cookies de navegador, Cookies Flash) e web beacons, e via rastreamento de terceiros. Pesquisas de mercado e feedback de consumidores. Informações que você compartilha voluntariamente com o INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA., sobre sua experiência de uso de nossa plataforma e serviços, como reclamações, pesquisas de satisfação e solicitações de melhoria. Conteúdo gerado por consumidores. Entendemos como informações geradas por você, qualquer conteúdo que você cria e compartilha conosco em redes sociais de terceiros ou por meio de postagens em um de nossos sites ou aplicativos, incluindo o uso de aplicativos de rede social de terceiros, como o Facebook. Exemplos incluem fotos, vídeos, histórias pessoais ou outros conteúdos e mídias semelhantes. Informações de redes sociais de terceiros. Quaisquer informações que você compartilha publicamente em uma rede social de terceiros ou informações que fazem parte de seu perfil em uma rede social de terceiros (como o Facebook ou Google). Informações financeiras e de pagamento. Informações que o INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA. trata para atender e faturar uma transação, ou que você usa para fazer uma compra, como os dados de seu cartão de débito ou crédito (nome do titular do cartão, número do cartão e data de validade) ou outras formas de pagamento (se disponibilizadas). Em qualquer caso, o INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA., ou nossos prestadores de serviço de processamento de pagamentos lida com as informações financeiras e de pagamento em conformidade com as leis, normas e os padrões de segurança aplicáveis. Chamadas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor. Comunicações com nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor podem ser gravadas ou ouvidas, de acordo com as leis aplicáveis, para necessidades operacionais locais (por exemplo, por motivos de qualidade). Dados Pessoais Sensíveis. Nós sempre buscamos tratar o mínimo possível de Dados Pessoais Sensíveis. Quando for necessário tratar seus Dados Pessoais Sensíveis, lhe informaremos a finalidade pretendida e nos apoiaremos em seu prévio e expresso consentimento, quando isso for uma exigência legal. FORMA DE UTILIZAÇÃO DOS SEUS DADOS PESSOAIS Nós tratamos seus dados pessoais para que seja possível viabilizar a nossa relação comercial a fim de cumprir algumas obrigações contratuais e legais. Utilizamos seus dados pessoais para prestarmos adequadamente nossos serviços, incluindo responder aos seus questionamentos, reclamações e solicitações. Isso requer o uso de seus dados pessoais de contato e cadastrais, além de informações sobre o produto adquirido e o motivo de seu questionamento (por exemplo, situação do pedido, problema técnico, questão ou reclamação sobre produto, questionamento em geral e etc.). Seus dados pessoais podem ainda ser utilizados para processar e faturar os serviços contratados, informá-lo sobre a situação e andamento dos serviços contratados, corrigir endereços, conduzir verificação de identidade e outras atividades para verificação de fraudes. Utilizamos ainda seus dados pessoais para fornecer informações sobre novos cursos (por exemplo, comunicações de marketing ou campanhas ou promoções). Isso pode ser feito por meios como e-mail, anúncios, SMS, ligações telefônicas e correspondências postais, na medida em que permitidas pela lei aplicável. Algumas de nossas campanhas e promoções são executadas em sites e/ou redes sociais de terceiros. Além disso, é possível a captura de seus dados pessoais quando você interage com funções de redes sociais de terceiros, como “curtir” um post, para servi-lo com anúncios e criarmos uma interação. Este uso de seus dados pessoais não é obrigatório, o que significa que você pode solicitar a eliminação de seus dados pessoais de nossa base a qualquer momento e, assim, interromperemos o tratamento de seus dados para estas finalidades. Necessitamos também utilizar seus dados pessoais para melhorar e personalizar sua experiência em nosso site e aplicativos, para assegurar que o conteúdo de nosso site e aplicativos seja otimizado para você e para seu computador ou aparelho, para enviar a você publicidade e conteúdo dirigidos, e para permitir que você participe de funções interativas, quando decidir fazê-lo. Também divulgaremos seus dados pessoais a terceiros quando requerido pela lei aplicável, em resposta a procedimentos legais, em resposta a um pedido da autoridade legal competente, para proteger nossos direitos, privacidade, segurança ou propriedade, ou ainda para fazer cumprir os termos de qualquer acordo, contrato ou os termos do nosso site. Além disso, seus dados pessoais poderão ser utilizados para o atendimento de obrigações dispostas em lei, regulamentações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, poder judiciário, como sentenças e acordos, e/ou qualquer outra autoridade competente. Este tratamento poderá incluir seus dados de identificação, documentos pessoais e demais dados que eventualmente venham a ser solicitados. Utilizamos ainda seus dados pessoais para outras finalidades gerais de negócio, como fazer manutenção em sua conta, conduzir pesquisas internas ou de mercado, medir a efetividade de nossas campanhas publicitárias e, para gerenciamento e operação de nossas comunicações, TI e sistemas de segurança. COOKIES E ECNOLOGIAS SIMILARES Cookie é um pequeno arquivo adicionado ao seu dispositivo ou computador por sites que você visita. São amplamente utilizados para fazer os sites funcionarem, ou funcionarem de forma mais eficiente, bem como para fornecer uma experiência personalizada de acesso e fornecer informações aos proprietários do site. Usamos Cookies para melhorar o uso e a funcionalidade do site e de nosso ambiente virtual de aprendizagem, assim podemos entender melhor como nossos visitantes usam o nosso site, bem como as ferramentas e serviços ali oferecidos. Os Cookies nos ajudam a adaptar o site às suas necessidades pessoais, facilitar cada vez mais o seu uso, receber feedback da satisfação do aluno/usuário e nos comunicarmos com você de outros locais na internet. Cookie de Sessão. São Cookies temporários, que são apagados quando você fecha o seu navegador. Quando você reinicia o seu navegador e volta para o site que criou o Cookie, esse site trata você como um novo visitante. Exemplo: cookie de desempenho - Ajudam-nos a entender como os visitantes interagem com nosso site fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo gasto e quaisquer problemas encontrados, como erros de mensagem. Isso nos ajuda a melhorar o desempenho de nossos sites. Cookies Persistentes. São Cookies que permanecem no seu navegador até você deletá-los manualmente ou até o seu navegador deletá-los de acordo com o período de duração estabelecido pelo Cookie. Esses Cookies reconhecerão seu retorno como visitante. Exemplo: Flash Cookies - podem armazenar suas preferências como controle de volume, ou mostrar conteúdo baseado no que você vê no site para personalizar sua visita. Cookies Necessários. São Cookies estritamente necessários para a operação de um site. Eles permitem que você navegue pelo site e use nossos recursos. Não é possível se opor a este tratamento e nem desabilitar esses Cookies. Cookies que nos mandam informações sobre você. São Cookies que podemos colocar em um site e só podem ser lidos por esse site. Também podemos colocar Cookies em anúncios que são exibidos em sites de terceiros (como o Facebook). Obtemos informações através desses Cookies quando você clica ou interage com o anúncio. Nessa situação, estaremos utilizando um Cookie “de terceiro”. Assim, poderemos usar as informações obtidas por esses Cookies para mandar-lhe outros anúncios que são relevantes ou de seu interesse com base no seu comportamento online anterior. Cookies que mandam informações para outras companhias. São Cookies que podem eventualmente ser colocados em nosso site por nossas companhias parceiras (como o Facebook ou outros). Eles podem usar os dados coletados por esses Cookies para lhe enviar, anonimamente, anúncios direcionados de outros sites, com base em sua visita ao nosso site. Podemos ainda, eventualmente utilizar outras tecnologias similares, como tecnologias de rastreamento, inclusive endereços IP, arquivos de registro e sinalizadores da web, que também podem nos ajudar a adaptar nosso site às suas necessidades pessoais. Um endereço de IP é um número usado por computadores na rede para identificar seu computador todas as vezes que você se conecta na internet. Podemos registrar endereços de IP para identificar problemas técnicos de troubleshoot (problemas que um produto, processo ou sistema operacional pode apresentar), para manutenção da proteção e segurança do Site, para melhor compreensão de como nosso site é utilizado e para analisar o conteúdo mais bem adaptado às suas necessidades, dependendo do país em que você estiver. Nós (ou um terceiro em nosso nome) poderemos coletar informações na forma de arquivos de registro que armazenam as atividades do site e coletam estatísticas sobre os hábitos de navegação do usuário. Em geral, esses registros são gerados anonimamente e nos ajudam a coletar o tipo de navegador e o sistema do usuário, informações sobre a sessão do usuário (como seu URL de origem, a data, hora e quais páginas o usuário visitou em nosso site e quanto tempo permaneceu nele), e, outros dados de navegação ou de contagem de cliques. Podemos ainda utilizar sinalizadores da web (ou Gifs transparentes) em nosso site. Os sinalizadores da web (também conhecidos como “web bugs”) são pequenas sequências de código que permitem a entrega de uma imagem gráfica em uma página da web com o objetivo de transferir dados de volta para nós. Usamos as informações dos sinalizadores da web para os mais variados propósitos, inclusive informações sobre como um usuário responde a campanhas de e-mail, relatórios de tráfego do site, contagem de visitantes, auditoria e relatórios de anúncios e e-mail e personalização. Você pode gerenciar e desabilitar os Cookies nas configurações do seu navegador. Você pode, inclusive, configurar o seu navegador para avisá-lo antes de aceitar Cookies ou simplesmente recusá-los. Mas, lembre-se, alguns deles são necessários para possibilitar a utilização do nosso website. Veja no botão “ajuda” do seu navegador (como Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox) como você pode fazer esse gerenciamento. Se você usar computadores diferentes em locais diferentes, você precisará se assegurar de que cada navegador seja ajustado de acordo com as suas preferências de Cookies. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS Podemos compartilhar seus dados pessoais com algumas entidades. Prestadores de serviços: Companhias externas que usamos para nos auxiliar a operacionalizar nosso negócio. Nesses casos, somente colaboradores selecionados estarão autorizados a acessar seus dados pessoais em nosso nome, para as tarefas específicas que forem requisitadas a eles, com base em nossas instruções. Além disso, os prestadores com os quais compartilhamos os seus dados pessoais são obrigados a mantê-los confidenciais e seguros. Agências de análise de crédito/cobrança de dívidas, escritórios de advocacia: Empresas externas que usamos para nos auxiliarem a verificar a situação do seu crédito (particularmente por pedidos feitos por boleto) ou para cobrar boletos vencidos, e demais cobranças e medidas judiciais visando o adimplemento de obrigações contratuais. Terceiros que usam seus dados pessoais por motivos legais: compartilharemos seus dados pessoais a terceiros por motivos legais. Transferência internacional de Dados Pessoais: Por conta da natureza internacional do nosso negócio, é possível que tenhamos que transferir seus dados pessoais para terceiros, para o alcance das finalidades estabelecidas nesta Política de Privacidade. Por este motivo, poderemos transferir seus dados pessoais para outros países, que possam ter leis e requisitos de proteção de dados diferentes daqueles que se aplicam ao Brasil. Nesses casos, adotaremos todas as medidas para proteger os seus dados pessoais. ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS Utilizaremos seus dados pessoais pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades para as quais eles foram coletados ou para cumprir com obrigações legais aplicáveis. SEUS DIREITOS Em cumprimento à regulamentação aplicável, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais, o INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA. respeita e garante ao aluno/usuário, a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos: 1. Acessar, revisar, saber se realizamos algum tratamento com seus dados pessoais e requisitar uma cópia eletrônica da informação que temos sobre você; 2. Corrigir ou solicitar a correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados; 3. Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados pessoais desnecessários e excessivos; note que, em certas circunstâncias, não seremos aptos a excluir seus dados pessoais sem excluir também sua conta de usuário. Pode ser necessário reter alguns de seus dados pessoais depois que você pedir sua exclusão, para satisfazer nossas obrigações legais ou contratuais ou, ainda, atender a necessidades empresariais. 4. Solicitar a portabilidade dos dados pessoais a outro fornecedor de produtos ou serviços similares; 5. Solicitar a eliminação dos dados pessoais coletados e utilizados com base no seu consentimento; 6. Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos os seus dados pessoais; 7. Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade; 8. Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo. Para exercer os seus direitos, utilize os canais de atendimento disponibilizados ao final desta Política de Privacidade. O aluno/usuário fica ciente de que a exclusão das informações essenciais para gestão de sua conta junto ao INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA. poderá implicar o término de seu cadastro, com consequente cancelamento dos serviços então prestados. O INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA. empreenderá todos os esforços para atender tais solicitações no menor tempo possível, sempre observando a legislação aplicável. Em alguns casos, as solicitações de exclusão poderão deixar de ser atendidas imediatamente, em razão de determinação legal. MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS O INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO PACHAMAMA LTDA. armazena as informações coletadas em suas páginas em servidores próprios ou por ele contratados utilizando-se dos métodos padrão e de mercado para criptografar e anonimizar os dados coletados. Possuímos proteção contra acesso não autorizado a nossos sistemas, e somente autorizamos o acesso de pessoas previamente estabelecidas ao local onde são armazenadas as informações coletadas. Utilizamos as medidas adequadas para manter seus dados pessoais confidenciais e seguros. Note, entretanto, que estas proteções não se aplicam a informações que você tenha escolhido compartilhar em áreas públicas, como redes sociais de terceiros. Seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores ou agentes autorizados, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus dados pessoais tenham sido coletados. Os dados pessoais são armazenados em ambientes operacionais que usam medidas de segurança razoáveis para prevenir acesso não autorizado. Seguimos protocolos razoáveis para proteger dados pessoais. A transmissão de informação pela internet, infelizmente, não é completamente segura e, apesar de fazermos um grande esforço para proteger seus dados pessoais, não podemos garantir a segurança dos dados durante transmissão por nossos sites/aplicativos. O seu papel é fundamental para manter seus dados pessoais seguros. Quando criar uma conta online, por favor, assegure-se de escolher uma senha que seja difícil para que outras pessoas não consigam adivinhar. Você é responsável por manter esta senha confidencial por qualquer uso de sua conta. Se você usar um computador compartilhado ou público, nunca escolha a opção de lembrar seu ID de login, endereço de e-mail ou senha e certifique-se que você saiu da sua conta (“log out”) sempre que sair do computador. Você também deve usar quaisquer configurações de privacidade ou controles de que disponha ou lhe seja eventualmente fornecido por nosso site ou aplicativos. Nós adotamos políticas e procedimentos rigorosos que determinam como os dados pessoais devem ser tratados. Tais normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e lícito de seus dados pessoais. Nossas medidas de segurança são continuamente monitoradas e revisadas de acordo com os avanços tecnológicos e recursos organizacionais mais atuais. ALTERAÇÕES DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Se Nós mudarmos a forma que tratamos seus dados pessoais, vamos atualizar esta Política de Privacidade e Proteção de Dados. Nos reservamos o direito de fazer alterações às nossas práticas e a esta Política a qualquer tempo. Por favor, acesse-a frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças. CONTATO Caso reste alguma dúvida ou queira manifestar-se sobre esta Política e nossas práticas de privacidade ou ainda caso deseje fazer uma reclamação, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@icrpachamama.com.br anexando uma prova da sua identidade (como o RG, CNH ou similar). Se o pedido for submetido por uma pessoa que não seja você, sem fornecer provas de que o pedido é legitimamente feito em seu nome, o pedido será rejeitado. Note que qualquer informação de identificação fornecida por nós só será processada de acordo com as leis aplicáveis. Receberemos e investigaremos qualquer reclamação sobre a forma como gerenciamos dados pessoais (incluindo reclamações sobre desrespeito aos seus direitos estabelecidos pelas leis e regulamentações de privacidade aplicáveis). Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou Países, sendo competente o Foro Central de São Paulo para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento. Esta Política de privacidade encontra-se disponível para consulta pública em nossa plataforma online em https://escolapachamama.com.br/.