Quem somos?

Quem somos?

Fundado em 2020, o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama é a primeira plataforma de estudo on-line da América Latina para profissionais que trabalham com patrimônio cultural. O Instituto de Conservação e Restauro Pachamama reúne a experiência de profissionais renomados nas áreas de conservação, restauro, museologia e educacional.
Nosso grupo é composto por profissionais de países latino-americanos que têm se dedicado à preservação do patrimônio cultural. Com uma formação multidisciplinar, somos unidos pela vontade de compartilhar conhecimento e fortalecer diálogos entre profissionais.
Nesta grande trama de saberes, tecemos a nossa trajetória e a nossa grande rede. Valorizar a história, os povos originários e os saberes tradicionais são nossos objetivos. Conhecer para preservar é o nosso lema.

O que é a Pachamama?

A Pachamama gera e nos oferece vida.
Ela nos acolhe e nos nutre diariamente.
Ela é o tudo de todo.
E neste tudo, estamos todos interligados de forma harmônica.
A harmonia de nossa existência está relacionada ao conhecimento que adquirimos. 
O Instituto de Conservação e Restauro Pachamama tem por objetivo contribuir com um ciclo de geração de conhecimentos.
Através de cursos livres, desenvolvemos e compartilhamos conhecimento para a valorização do patrimônio cultural.
Além disso, o Instituto de Conservação e Restauro Pachamama promove o reconhecimento da pluralidade cultural e seu intercâmbio através de diálogos constantes com profissionais do Brasil e do exterior.
Acreditamos que o (re)conhecimento e a preservação dos bens culturais, potencializa intercâmbios culturais. E esse diálogo, fortalece a harmonia de nossa existência.
Somos parte deste todo.

Missão

Desenvolver e compartilhar conhecimento para a valorização do patrimônio cultural através da disseminação de cursos, investigações interdisciplinares e atividades culturais.

Visão

Tornar-se referência nacional e internacional em ações museológicas, formação e divulgação de conhecimentos nas áreas relacionadas à preservação do patrimônio cultural.

Valores

  • Responsabilidade com a preservação e conservação do patrimônio cultural;
  • Responsabilidade com a sustentabilidade;
  • Responsabilidade com a ética;
  • Compromissos sociais;
  • Compromissos educativos.